Se eu fosse…

Se eu fosse…

… um fruta

… uma flor

… um lugar

… uma bebida

… uma comida

… um personagem

… um animal

… uma música

… uma cor 

…. uma estação

E assim, seguindo a nova modinha do Instagram me vi refletindo como sou ou o que me representa!! Foram boas reflexões!

1. Se eu fosse… uma fruta: manga!!!!

Fruta doce, saborosa, diversificada, que vai em pratos doces e salgados, que vai sozinha ou acompanhada, em qualquer momento, mas principalmente no verão. É possível comer in natura, como sorvete, sacolé (ou dindin), picolé, mousse, suco, vitamina, com queijo, iogurte, granola e mel, na salada de frutas, salada verde, no ceviche, vinagrete, etc. Lembra-me a infância de chupar a manga colhida do pé e ficar com os dentes sujos dos fiapos, da boca escorrendo do sumo e as mãos amareladas, mas a alma feliz. Experimentei suco de manga com maracujá: original, ousado e uma explosão de sabores inimagináveis. Até como música nos versos de Alceu Valença está registrada. Atenção: contra uma antiga lenda  manga com leite é bom e não mata!!!

2. Se eu fosse… uma flor:crisântemo.

O crisântemo tem vários significados. Na Ásia, significa felicidade e é sinônimo de uma vida cheia e completa. O branco, simboliza verdade e sinceridade. De acordo com o taoismo, é um símbolo de simplicidade e perfeição. Originalmente é de cor amarela, e por isso em grego o seu nome significa “flor de ouro“. Estando ligada ao Sol, na China a flor muitas vezes está ligada à nobreza.  Acredita-se que o crisântemo foi levado para o Japão pelos budistas e é mesmo um dos símbolos do país do sol nascente, sendo que o próprio trono do Imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”. Essa flor é utilizada para representar tanto a vida quanto a morte, o sol e a chuva, sendo a preferida para ser oferecida no dia de finados e no dia de todos os santos.

3. Se eu fosse… um lugar: a praia!!!

O mar tem seus mistérios, tem seus dias calmos e destemperados e dias de beleza inimaginável. Sua paisagem, o som das ondas desmanchando na areia, as luzes do Sol refletindo sobre a água, seu horizonte a perder de vista, tudo isso, me renova, me acalma, me preenche. Nasci e fui criada no litoral, meu relacionamento com a praia é desde de muito pequena. Nossos programas de feriados e férias por muuuuito tempo foram exclusivamente viagens a regiões de praia. Eu sou muito do Sol (reveja o conceito do crisântemo), gosto de caminhar bem na beirinha d’água, sentir molhar os pés, fazer pegadas que se desmancham. Fico na areia me bronzeando por horas, até atingir a cor desejada, meu sangue latino não nego. Não sou tanto de ficar na água muito tempo, entro e saio várias vezes, quando a temperatura está fria então esquece: preciso de muita coragem para entrar. Mas nos dias quentes, um banho refrescante é tudo que preciso para me energizar. Hoje moro longe do litoral, mas minha relação com o mar continua a  mesma. 

4.  Se eu fosse… uma bebida: água de côco!!

É a bebida tipicamente do litoral! Universal da turma saudável!!! Uma água adocicada, que repõe os minerais, hidrata os atletas, mata a seca dos andarilhos, cura os doentes, dá um sabor interessante para os sucos. Na praia bem gelada, não há nada melhor!

5. Se eu fosse… uma comida: risoto de camarão!!

Porque amo!!!! Simples assim!!!

6. Se eu fosse … um personagem: Mérida (Valente) !

Da Mérida só me faltam os cabelos vermelhos. Rs. “Mulher que alcançou um lugar de honra”. Esse é o forte significado do nome da princesa Merida, do filme Valente. Ela é uma menina impetuosa, que ao contrário do desejo de sua mãe, não se interessa pelos assuntos da realeza e quer assumir o controle do seu próprio destino. Rebelde e aventureira, dona de excelente pontaria e agilidade, muito engenhosa e criativa, gosta de contar histórias de batalha aos irmãos e de tortinhas de geléia. A teimosia e a persistência também fazem parte de sua personalidade, e é o tipo de pessoa que nunca dá o braço a torcer. A protagonista de Valente se diferencia de todas as princesas da Disney.

7. Se eu fosse… um animal: um felino!!

Qualidades e virtudes dos gatos: São limpos, familiares, independentes, hábeis, curiosos, excelentes caçadores, sentimentais, inteligentes, alertas. Nada mais a acrescentar. Rs. 

8. Se eu fosse… uma cor: lilás!!

O significado da cor lilás é a purificação mental e física, além disso, a tonalidade também simboliza respeito, dignidade, sinceridade e espiritualidade. A cor é ideal para criar uma atmosfera serena e intimista na decoração porque representa mistério e elevação espiritual. É derivada da mistura entre o vermelho e o azul e por ser uma tonalidade delicada, muitos místicos utilizam essa cor para decorar os ambientes de meditação. Minha atração com essa cor vem desde de pequena. Enquanto a maioria das meninas escolhiam rosa, eu não. Roupas e acessórios sempre na cor lilás e suas variações.

9. Se eu fosse… uma estação: Outono!!!

Apesar da relação com o mar e gostar bastante dos dias de sol, o Outono traz dias de glória após a luta pela sobrevivência no Verão. É uma estação acolhedora. São lindos dias de sol, com a temperatura mais agradável e noites amenas anunciando a chegada do Inverno.

10. Se eu fosse… uma música: Simples Desejo (Luciana Melo)!!!

Que tal abrir a porta do dia, dia

Entrar sem pedir licença

Sem parar pra pensar

Pensar em nada

Legal ficar sorrindo à toa, toa

Sorrir pra qualquer pessoa

Andar sem rumo na rua

Pra viver e pra ver

Não é preciso muito

Atenção, a lição

Está em cada gesto

‘Tá no mar, ‘tá no ar

No brilho dos seus olhos

Eu não quero tudo de uma vez

Eu só tenho um simples desejo

Hoje eu só quero que o dia termine bem

Hoje eu só quero que o dia termine muito bem

Hoje eu só quero que o dia termine bem

Hoje eu só quero que o dia termine muito bem

Legal ficar sorrindo à toa, toa

Sorrir pra qualquer pessoa

Andar sem rumo na rua

Pra viver e pra ver

Não é preciso muito não

Atenção, a lição

Está em cada gesto

‘Tá no mar, ‘tá no ar

No brilho dos seus olhos

Eu não quero tudo de uma vez não

Eu só tenho um simples desejo

Hoje eu só quero que o dia termine bem

Hoje eu só quero que o dia termine muito bem

Hoje eu só quero que o dia termine bem (muito bem)

Hoje eu só quero que o dia termine muito bem

Hoje eu só quero que o dia termine bem

Hoje eu só quero que o dia

Já pensou o que você seria ?????

Hoje eu só quero que o dia termine bem pra mim e pra você!!!!

Crédito da imagem: Foto por Vie Sia em Pexels.com

Os textos representam a visão das respectivas autoras e não expressam a opinião do Sabático Literário.”

Publicado por Karina Freitas

Nascida em Niterói/RJ, residente na Capital Federal, desbravadora do cerrado. Ama natureza, trilha, pedalar, filmes, música, conversar bastante (gêmeos, já entendeu) e vez em quando se perder dentre as letras e as palavras.

2 comentários em “Se eu fosse…

  1. Karina, também adoro a Mérida e a música que você escolheu! O melhor de tudo, é que a gente não é só a fruta ou só a estação, etc. O bom é que a gente é tudo isso e ao mesmo tempo. A beleza está aí. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: