ESCOLHER OU NÃO ESCOLHER, EIS A QUESTÃO…

Sem dúvida é mais fácil viver sem essa preocupação, no estilo Zeca Pagodinho “vida leva eu”, “dançando conforme a música’, “empurrando com a barriga”, usando sempre a forma verbal “queria”.

Quando me demitiram em julho de 2021, fui convidada pela vida a escolher: o que farei agora, já que achava que me aposentaria nessa empresa? Atualizar o currículo e buscar uma nova vaga na área de mais de 30 anos de experiência ou retomar a carreira estudada e nunca exercida?

Não atualizei o currículo!

E não satisfeita em decidir abraçar minha carreira de educadora, também escolhi mudar de estado e de estilo de vida. Troquei bus e barcas pela bike e canela! Partindo do princípio de que toda escolha tem que ser pautada na necessidade, busquei as minhas. Mais do que suporte financeiro, preciso de paz e mar! Então vim pra Navegantes – SC!

E tendo em mente que precisava acreditar nos meus sonhos e desejos, pude enxergar os meios e as capacidades que precisava desenvolver para realizá-los. Fácil assim? Óbvio que não! Desde o dia que tomei essa decisão comecei a estudar loucamente! Troquei a CLT pela LDB apaixonadamente! Revisitei conteúdos, aprendi outros. Concluí uma pós na área educacional e além de outras, já planejo o mestrado!

Primeiros resultados: passei em 6º lugar no Processo Seletivo e em 18º no Concurso Público, um feito e tanto para alguém há tanto tempo fora de uma rotina de estudos acadêmicos. Estou feliz e orgulhosa por essas conquistas!

E já que toda escolha vem acompanhada de consequências, tenho lidado com as minhas. Estar longe da minha filha fisicamente, resultou num amadurecimento surpreendente, pra ela e pra mim! Virtualmente, continuamos íntimas e amigas!

Estar longe das cats (Frida, Nina, Dandara e Serena) está realmente puxado, mas a “cã” Poly tá cuidando de mim com carinho! Família e amigos também fazem falta, estão todos no meu coração e na minha mente e quero todos aqui em casa em breve! Pensar nessas visitas me acalanta!

Para montar meu lar doce lar, precisarei comprar coisas, algumas novas outras usadas, e isso é delicioso. É como brincar de casinha, e dessa vez eu escolho tudo sozinha, porque Mi casa es mi casa mesmo! E ainda tenho garimpado umas coisas bem interessantes para adornar meu refúgio.

Para fazer minhas escolhas darem certo, foi preciso mudar posturas e mentalidade. Mas quando mudamos um comportamento, nos envolvemos no processo de forma comprometida, e vemos pouco a pouco, nossas escolhas se concretizarem! A parte mais difícil é definir quais são as coisas certas a fazer para alcançar nossos sonhos. A parte fácil é usufruir!

Nessa trajetória ainda aprendi umas coisas novas: Menos é menos mesmo! O essencial é suficiente! Construir novos horizontes é fundamental! E minha lição preferida: Deus escreve certo por linhas lindas!


Crédito da Imagem: Foto por @rosicleiasantos

Os textos representam a visão das respectivas autoras e não expressam a opinião do Sabático Literário.”

Publicado por rosicleiasantos

Sempre sonhadora e intuitiva, interpreto na vida o papel de mãe da Manu e o de amiga de muitos seres especiais! Buscando me desafiar, aceitei o convite de mergulhar no universo mágico da escrita!

5 comentários em “ESCOLHER OU NÃO ESCOLHER, EIS A QUESTÃO…

  1. Oi, Rocicléia, parabéns pelo texto. Bem escrito, gostoso de ler. Eu admiro muito pessoas desbravadoras, inventivas, corajosas. Tenho raízes muito presas ao chão, gostaria de soltá-las mais, minha querida. Seu texto é exemplo e incentivo. Obrigada. Beijo

    Curtir

  2. Rose do céu, como me identiquei com seu texto. Nossos processos de mudança foram diferentes mas as emoções experimentadas são bem parecidas. O medo do novo e a alegria do novo. Tão antagônicos e tão reais. Vejo vc falando em casa palavra. Já quero ir pra Navegantes. Kkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: