Quando eu era criança, sonhava em ser cantora e apresentadora. Minha mãe sempre cantou para mim. Várias palavras ou frases que eu falava lembravam-na de alguma música ou trecho de música e ela cantarolava sorrindo. Guardo comigo bem nítida essa lembrança.
Ainda bem pequena, eu adorava vestir as roupas da minha mãe ou das minhas irmãs e ficar na frente do espelho fazendo performances com um microfone imaginário nas mãos. Também fazia shows para minha seleta plateia de bonecas e bichinhos de pelúcia. Passava várias horas do dia assim. Eu pensava no figurino, nas trocas de “looks” e na sequência das músicas para a apresentação.
Cresci. Minha trajetória profissional tomou um rumo completamente diverso daquele sonho infantil. Tornei-me reservada e não gosto de ser o centro das atenções. Ou seja, o oposto do que uma cantora solo precisa ser (risos).
Mas o inocente desejo de menina ainda pulsava. Por muitos anos tentei calar aquela voz me chamando. As desculpas eram basicamente as mesmas: “já passou tempo demais”; “não tenho coragem”; “onde começaria?”; “não tenho segurança nisso”…
Certa vez, soube que haveria uma audição em uma comunidade que participava. Decidi me aventurar. Fui “na cara e na coragem”. Desse jeito! Sem nenhum preparo prévio. Após alguns dias o resultado saiu. Passei no teste. Ah! Senti uma mistura engraçada de sentimentos. O primeiro deles foi alegria, em seguida nervosismo e, por fim, satisfação de ter conseguido.
Não me tornei cantora, mas canto. E meu canto é recheado de propósitos. Algumas vezes a insegurança quer me perturbar. Nessas horas, trago à memória aquela menininha tão autoconfiante em seus “shows” e performances cheios de fantasias. Então, pego o microfone e me deleito no que sempre amei fazer.

Eu amo esse texto.
CurtirCurtir
Que bom que gostou, Carol.
CurtirCurtir
Que lindo, Lydia! Também sempre adorei cantar. Ter aulas de canto está na lista de coisas desejadas a realizar. Parabéns pelo texto e pela menina cantora que você continua sendo.
CurtirCurtir
Minha amiga, que crônica linda! Eu já te vi cantar e sei a alegria que vc nos causa com sua voz melódica. Teu texto é força para tantas mulheres que também querem tentar. E meu sonho é que um dia possamos fazer nosso dueto de piano e voz. 😍
CurtirCurtir