O cotidiano de mulheres que lutam para conciliar as tarefas e os desafios do dia a dia, com muitas dificuldades e muita coragem! Esse é o livro Mulheres Perfeitas, da escritora baiana Séfora Oliveira.
Dona de uma escrita leve, e ao mesmo tempo incisiva, Séfora nos apresenta personagens marcantes, como a arquiteta Ana, que batalha para equilibrar vida pessoal e profissional, e a médica Ana Amélia, que luta contra o racismo no ambiente de trabalho.
O relato torna-se ainda mais cheio de emoção no conto “O telefonema”, em que vemos a dramática perda do filho de Alice para a morte: “O seu coração falhou na batida. Hesitou um minuto para pegar o aparelho, pois veio na sua mente uma frase tantas vezes repetidas por sua mãe: Telefonemas na madrugada com certeza trazem más notícias”.
Outro relato forte e cortante é o da personagem Isabel, no conto Hora do Jantar. Ela sofre violência doméstica: “Ele se levantou e jogou o conteúdo do seu prato sobre a blusa branca de Isabel, que se manteve imóvel. Puxou a toalha da mesa com um único movimento, fazendo tudo se espalhar por toda a sala. O som da louça se quebrando penetrou como pontas na cabeça de Isabel”.
E assim, por 119 páginas de muitos conflitos, Séfora nos conduz pelo universo de mulheres que, aos trancos e barrancos, só querem mesmo se libertar das amarras sociais, e serem felizes, claro.
Vale à leitura!