Rosi por Rosi

Me definir parecia fácil, mas não é tão simples assim. Agora que decidi escrever sobre isso, me deparei com uma aridez criativa, então vou deixar as palavras fluírem pro papel e espero que façam sentido… quero saber mais de mim, conhecer profundamente meus pontos fracos e fortes, me desvendar para extrair o melhor que posso oferecer a mim e aos outros. Amadurecer tem um preço e já que vou pagar, quero ser cliente plenamente satisfeita.

Ser pisciana e bissexta, nascida em 1968, me faz sentir especial de um jeito único. A cada 4 anos comemoro meu niver em dobro e custo a envelhecer, então tenho 54 com espirito de 13 (as vezes, o juízo também é de adolescente, rs)! Esse fato revela muito de mim. Nascer num 29 de fevereiro foi muito mágico, e ter sido registrada no dia 28 me fez preferir os números pares. Curto todas as características do meu signo, as positivas e as negativas, convivo com elas e procuro crescer com minhas pequenas falhas, afinal tenho só 1,50m, rs. Amo lua cheia e aqui no litoral catarinense, ela fica maior e mais próxima, então essas são minhas noites prediletas!

Mar e samba, dupla imbatível que já consegui conciliar aqui em NVGT. Do mar amo o movimento, a energia, o cheiro, o som, a imensidão. Do samba amo as letras, as melodias, quem compõe, quem canta, a vibe. Ouvir samba olhando o mar (exatamente como agora) é puro êxtase! Quantas lições aprendidas, noites e madrugadas de diversão, amizades nascidas e mantidas, observações de diversas facetas humanas.

Música embala minha vida, e gosto de fazer as coisas sempre com trilha sonora: estudar, faxinar, transar, scrapear, ler, escrever, cozinhar… também canto no chuveiro e quando estou sozinha em casa, quem nunca né??!!!!

Cores me representam muito. Verde é a cor de mamy, esperança e otimismo! Laranja é a cor de Manu, energia e foco! Azul é a minha cor, porque “o amor é azulzinho”! As chitas e seus florais simbolizam vibração, alegria, diversidade, resistência! E Frida em suas cores, ora suaves ora fortes, expõe todas as angústias e alegrias da alma feminina, então me incluo! Minha cromoterapia é feita diariamente através das minhas roupas, da decoração do meu quarto, do meu scrap, do meu planner e do meu diário. Cor em tudo, cor é vida!

Os gatos chegaram na minha vida e mudaram muita coisa, tanto na forma de pensar, quanto na forma de agir. Seus hábitos rotineiros, sua languidez e charme, a incrível habilidade de se divertir com bolhinhas de papel e caixas de papelão, o mistério de seu olhar, os sons reikianos que emitem, ensinaram-me a arte de ligar o foda-se e de decidir ser feliz diariamente! Conselho para quem não é gateiro: permita-se conviver, chances grandes de se apaixonar! Mas aviso, impossível ter um gato só! Para amenizar a saudade dos meus cats, sou “madrinha” do Paulo Freire, o gato frajola da minha nova amiga Rita e uma vez por semana, faço uma visitinha!

Gastronomicamente falando, sou glutona, quem me conhece sabe, ser gordelícia tem seu preço, rs. Gosto de doces e salgados na mesma proporção, então sou bem eclética. Comes: limão lembra meu pai, carrê lembra minha mãe, “quadradinho de sardinha” lembra minha irmana, batata frita lembra Manu, gelatinas coloridas lembram Matheus, doce de laranja da terra lembra minha infância, minha avó Adelaide e minha tia Martha.

Bebes: água é a predileta, cerveja para os dias quentes e para os dias não tão quentes também, vinho para certas ocasiões, caldo de cana para energizar, e refrigerante não mais.

Esses escritos farão muito sentido para o novo psicólogo catarinense (eu acho), começar uma terapia do zero é muito cansativo, então vou dar meus textos pra ele ler, afinal são autobiográficos mesmo. Vai ser meio caminho andado como dizia minha mãe. Essa é outra característica minha, amo os ditados e os provérbios, sábias e engraçadas palavras.

E agora vou encerrar com a receita do Quadradinho de Sardinha, porque é muito gostoso e vocês vão adorar:

INGREDIENTES: 3 gemas, 1 colher de café de sal, 1 xícara de chá de óleo, 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado, 1 copo de leite (copo de requeijão), 1 ½ xícara de chá de amido de milho, 2 xícaras de chá de trigo, 1 colher de sopa de fermento em pó, 3 claras batidas em neve, tomates em rodelas, 2 latas de sardinha ao molho de tomate, 2 ovos cozidos em rodelas, azeitonas em rodelas, pimenta do reino a gosto, orégano a gosto e queijo parmesão para polvilhar.

MODO DE FAZER: Bata as gemas com o sal, o óleo, o queijo ralado e o leite. Adicione a maizena, a farinha de trigo e o fermento peneirados juntos. Bata bem. Por último coloque as claras em neve. Coloque a massa em forma retangular grande untada e enfarinhada (a massa rende). Coloque as rodelas de tomates, as sardinhas com o molho sem as espinhas, os ovos cozidos em rodelas e as azeitonas sobre a massa. Polvilhe a pimenta a gosto, o orégano e o queijo ralado a gosto. Asse em forno moderado por 25 minutos. Corte em quadrado para servir.

Não tenho todos os ingredientes dessa receita no meu armário, mas assim que tiver, vou fazer e matar as saudades da irmana! Esse é em tua homenagem, te amo irmana fermosa irmana!

Rosi Santos

Navegantes, 23 a 26 de abril de 2022.

Crédito da imagem: Pexels Os textos representam a visão das respectivas autoras e não expressam a opinião do Sabático Literário.

Publicado por rosicleiasantos

Sempre sonhadora e intuitiva, interpreto na vida o papel de mãe da Manu e o de amiga de muitos seres especiais! Buscando me desafiar, aceitei o convite de mergulhar no universo mágico da escrita!

2 comentários em “Rosi por Rosi

  1. Oi, Rosi, parabéns! Seu texto tem uma fluidez gostosa. É fácil perceber o quanto você ama a vida com tudo o que ela possa oferecer; tuas”confiçoes” nos convidam a levar uma vida semelhante à tua. Muito obrigada! Parabéns! Beijo

    Curtir

  2. Rosi por Rosi nos ensinando a arte de ser vulnerável, de se conhecer, reconhecer, se buscar e se encontrar. Tão lindo, tão leve, tão honesto e sincero. Tão seu. Da vontade de continuar lendo todas suas histórias e reflexões e conhecer mais a vida pelos bastidores do autoconhecimento. Amei!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: