ELOCUBRAÇÕES

Por: Rosi Santos

Não foi fácil ser Maria, não foi fácil ser Frida, não é fácil ser Rosi, mas sigo tentando. Longe de mim querer me comparar a essas duas mulheres incríveis, fortes, que marcaram presença na história e que significam muito na minha vida. Só enalteço mesmo a grandeza delas e procuro me inspirar diariamente…

Sou filha de Maria antes mesmo de ser católica e o desejo da maternidade foi inspiração dela. Com Maria aprendi a doçura, a cobrança gentil, a persistência nas minhas verdades, a empatia, a sororidade! Amou sem medida os seus e a humanidade! Eternamente será pra mim “vida, doçura, esperança nossa”!

Já Frida chegou aos meus ouvidos pela música da Calcanhoto nos anos 90. De cara fiquei intrigada, apaixonada, emocionada, impactada. A força de Frida me impulsiona todo dia, e vejo atitudes “fridianas” em várias mulheres “phodas” que eu conheço!

Aquela mulher que sorri feliz quando vê a cara chorosa de seu filho pela primeira vez depois de horas de dores inimagináveis ou depois de ter inúmeras camadas de sua pele cortadas e costuradas; que tem jornada dupla, tripla; que cuida e educa sozinha os filhos porque o pai é ausente; que sofre mensalmente com a gangorra hormonal do ciclo e dores infernais da menstruação; que ganha menos que o colega de profissão porque tem “pepeca” e não “piupiu”; que é assediada e ainda é acusada de provocar o assédio; que fica viúva e decide criar seus filhos sozinha em outro lugar, só pra que eles tenham uma condição melhor de vida; que teima em conseguir a vaga na faculdade pública e tenta o ENEM mil vezes até conseguir; que sofre de transtornos psiquiátricos e tem coragem de assumi-los publicamente e tratá-los; que se divide diariamente no papel de mãe/esposa/mulher/filha/neta/amiga/etc; que é multifacetada e se lança em “vários projetos tudo ao mesmo tempo agora”; que decide mudar de carreira, fazer uma pós e uma segunda graduação depois dos 50… Todas essas mulheres são “phodas” e “fridianas”! Muitas vezes elas dormem chorando, mas acordam dispostas a sorrir e conseguem com a ajuda do poder do batom vermelho!

Com ela aprendi que sem amor não vale a pena manter nenhum tipo de relação, é pra pular fora mesmo! Correndo! Mesmo que o bonde esteja em movimento! Que nossos sonhos importam, que vale a pena lutar por eles, vale a pena todo sacrifício para conquista-los! Que as adversidades são pontes para alcançarmos momentos melhores e que mesmos incertos, podem ser surpreendentemente maravilhosos!

Sou uma mulher órfã/mãe/irmã/amiga/vivente, passei dos 50 e tenho sonhos e vontades infinitos! Minha lista de projetos para 2022 não para de crescer! Óbvio que nem sei se vou realizar metade deles, mas já vale querer, desejar!

O grande ensinamento de Maria e Frida, é que A DOR FORJA, tanto pro bem quanto pro mal, e quero ser sempre uma versão melhorada de mim, então sigo tentando…


Crédito da Imagem: Foto por Roy Reyna em Pexels.com

Os textos representam a visão dos respectivos autores e não expressam a opinião do Sabático Literário.”

Publicado por rosicleiasantos

Sempre sonhadora e intuitiva, interpreto na vida o papel de mãe da Manu e o de amiga de muitos seres especiais! Buscando me desafiar, aceitei o convite de mergulhar no universo mágico da escrita!

5 comentários em “ELOCUBRAÇÕES

  1. “Que nossos sonhos importam, que vale a pena lutar por eles”… perfeita a sua colocação, Rosi. Quando damos valor aos nossos sonhos, damos valor a nós mesmas, nos tornamos nossa prioridade. Parabéns pelo texto!

    Curtir

    1. Siga tentando sempre, querida Rosi. Muito envolvente seu texto. Eu fiquei com coração emocionado qto deparei qto guerreira nós mulheres somos. Quantas batalhas lutam e superam. Eu amei!

      Curtir

  2. Em uma sociedade que é extremamente hostil com a mulher é muito importante ter essas referências femininas de mulheres que conseguiram dar a volta por cima!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: