As 7 fases do luto de amor

Tem emoções que todo mundo sente, mas ninguém sabe explicar. Algumas situações da vida, quando acontecem, a gente sabe como agir. Pode ser puro instinto ou a repetição de padrões que aprendemos ao longo da vida.

O que fazer quando o amor acaba é uma delas.

Até vemos em filmes e novelas algumas cenas, mas não dá pra imitar a arte, nesse caso. Algumas pessoas adotam esse padrão, mas confesso que já tentei, mas me senti meio ridícula. Dramático demais.

Na ausência de um ritual que me agradasse, identifiquei algumas das fases pelas quais passamos na sequência a um término amoroso. Baseada na minha própria experiência e nos relatos das amigas que enfrentam a inglória saga de encontrar sua outra metade e, quem sabe, perpetuar a espécie. Ou só se divertir mesmo, compartilhar o home office e pagar boletos.

A primeira fase é a SURPRESA. Ela sempre chega. Para a pessoa que quer romper o relacionamento é a surpresa para si próprio. É quando ela se dá conta de que algo não faz mais sentido. Que o frio na barriga sumiu. Que o beijo perdeu o gosto. Que o celular do outro é mais importante que você. Para o outro é bem óbvio. É a surpresa da notícia. Que cai de repente, como caca de pombo na sua cabeça. Ele não se deu conta de que, o que pra ele estava confortável, não preenchia mais os seus sonhos. Que a admiração mandou lembranças e o amor resolveu partir.

A DÚVIDA. Será que é isso mesmo? Entendi direito? O que eu fiz de errado? É aquele momento que você repassa cada segundo na sua mente, e lembra de alguns detalhes que seu cérebro guardou numa caixinha pra você poder se apaixonar. 

Aí vem a CHECAGEM: você quer respostas para todas as perguntas. Precisa ver e materializar a dor. Quanto mais palpável, melhor. Se puder rasgar, quebrar, estraçalhar, é a perfeição.

Já diz o ditado: quem procura, acha. E assim, chegamos na CONFIRMAÇÃO. É real, oficial. Aconteceu de fato. Está acontecendo. O buraco se abre de novo sob seus pés. Tal qual Alice, você cai nesse buraco que parece não ter fim. 

No fundo do poço tem o ÓDIO. A raiva que te consome. Direcionada àquele ser malévo que te envolveu nas teias do amor e te abandonou à própria sorte nos mares da vida. E a raiva por ter se deixado levar pelo papinho mole, beijos gostosos e abraços aconchegantes.

Dessas doces lembranças saltamos de cabeça no lago da DOR PROFUNDA. Um sentimento intenso e desagradável, uma sensação de que somos a única pessoa no mundo que não é amada. O perigo é não sair daqui. Que seja breve enquanto dure.

Depois de tanto pensar e sentir, depois da exaustão emocional, vem o RENASCIMENTO. Quando conseguimos transmutar toda a dor e a raiva, triturar a dúvida e a certeza, transformar tudo em pó e lembranças. Quando resolvemos que esse capítulo da vida vai pra gaveta lá de baixo. Quando estamos prontas pra nos jogarmos na vida. Ao acaso. Dos casos, o menor. Dos amores, os fugazes. E, de novo, reparar nos rapazes. 

E, de novo, encontrarmos a paz.

2 comentários em “As 7 fases do luto de amor

  1. 7 fases do luto do amor,traduz exatamente a exaustão de tentar fazer as coisas darem certo.Parabéns para Alessandra .Para mim,foi o q significou e traduziu tudo o q eu ja senti um dia.

    Curtir

Deixe um comentário