DE MALAS PRONTAS

Por: Rosi Santos

Minha querida M,

As malas já estão prontas. Coloquei as melhores blusas, as melhores calças, os melhores vestidos e sapatos. Os brincos de prata, o terço de rosas prensadas, a Bíblia Sagrada.

Numa pasta organizei os últimos exames médicos, os certificados e diplomas, o currículo atualizado. Levo fotos de todos os meus amores: humanos e felinos, vivos e mortos, os de perto e os de longe.

Não foi fácil tomar essa decisão, mas já era hora de caminhar por minhas próprias pernas e seu apoio foi fundamental para que eu desse esse passo. O primeiro passo de uma caminhada nova, desconhecida, ousada, determinada.

Sou muito grata por tudo que recebi de você nesses 21 anos de vida: amor, cuidados, ensinamentos. Quantas coisas maravilhosas vivenciamos juntas? Incontáveis! Inesquecíveis! Incríveis! Importantes!

Com você aprendi que honestidade e sinceridade são imprescindíveis. Que devemos sempre respeitar nossos sentimentos, nossos desejos, nossas limitações. Que devemos nos priorizar sempre, mas sem esquecer do próximo. E que espiritualidade é fundamental!

Aprendi a ser equilibradamente positiva, a acreditar sempre que tudo dará certo e a ter um plano alternativo para situações inesperadas. A me importar verdadeiramente com as causas das “minorias”, a defender bandeiras e posicionamentos que nem imaginava que existiam. Aprendi sobre sororidade e empatia, e me sinto mais HUMANA depois de tantas identificações!

Aprendi a valorizar toda manifestação cultural, a opinar sobre algo só depois de conhecer, a estar disposta às experimentações musicais, cinematográficas, gastronômicas e me surpreendi com as descobertas, com os novos gostos, as novas predileções.

Foram muitos aprendizados adquiridos e muitos ainda virão. Agora numa nova fase das nossas vidas!

Sei que a saudade da nossa convivência diária será grande e doída, sei que os afazeres e compromissos tomarão nosso tempo e que nem sempre vamos poder nos conectar como desejamos, sei que deixaremos de viver coisas juntas, que vamos querer estar perto da outra quando algo legal estiver acontecendo com a gente, mas você me preparou para esse momento, então sigo em paz, sabendo que você é a pessoa que mais torce pelas minhas conquistas!

Fica bem, minha filha que tanto amo, vou ali trilhar uma nova jornada!


Crédito da Imagem: Foto arte por Manuela Santos

Os textos representam a visão das respectivas autoras e não expressam a opinião do Sabático Literário.”

Publicado por rosicleiasantos

Sempre sonhadora e intuitiva, interpreto na vida o papel de mãe da Manu e o de amiga de muitos seres especiais! Buscando me desafiar, aceitei o convite de mergulhar no universo mágico da escrita!

3 comentários em “DE MALAS PRONTAS

  1. Rosi, muito sensível e surpreendente seu texto. Num mundo de descobertas de si mesma, de revisões de vida e seguir em frente. Uma mãe, não deixa de ser mãe porque resolve, já a filha adulta, se reencontrar com si mesma como pessoa. Eu tenho certeza que ganhou mais ainda a admiração da Manu. Que sabe que terá apoio incondicional, mesmo que geograficamente longe. Minha história foi ao contrário, eu saí de casa. Eu ouvi que não dava conta de mim, de forma velada, indireta. Mas foi o que eu recebi.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: