Fazendo uma pesquisa aleatória na Internet, caí numa página que falava sobre diamantes.
Comecei a ler as informações e pensei: por que o diamante representa o amor e o compromisso?
E ao longo do texto tentei encontrar algo que respondesse a minha curiosidade, porém, era um texto super técnico e confesso: fiquei sem entender muitas coisas. Consegui tirar o essencial para o que eu buscava.
Durante a leitura, o que mais se avivava na minha mente eram as associações entre as informações técnicas e a representatividade do diamante nas relações, ao assumir um compromisso.
Nenhum outro minério ou metal consegue cortar o diamante. Apenas ele mesmo.
Só pode ser lapidado de duas maneiras, sendo uma delas bem rara. É o que determina o “desenho” da joia.
Seu valor agregado é imenso devido ao tempo que demora para se formar na natureza.
Já conseguiu associar essas características ao amor, aos relacionamentos?
Se já, parabéns! Se ainda não, vamos lá!
Entende que, como só o diamante consegue cortar ele mesmo, os envolvidos num relacionamento são os únicos responsáveis pelo sucesso ou pelo fracasso?
A lapidação do diamante é única, assim como a forma que os parceiros se tratam, se olham, se entendem, se resolvem. Até nas discussões e desavenças essa forma tem suas particularidades. E será diferente conforme o companheiro(a). Cada um tem seu jeito, mas existe uma maneira própria em cada relação.
O tempo que demora para se formar na natureza, seu processo de vir a ser é o que lhe atribui um valor inestimável, assim é nos namoros, casamentos, relacionamentos não convencionais (de acordo com regras sociais); o empenho e a energia despendidos para que dê certo é o que faz de cada um único e valoroso.
E sim, o diamante é o símbolo do compromisso, do amor, do envolvimento, por tudo isso: seu valor atribui qualidades como confiabilidade, doação, entrega a quem oferece um anel carregado de simbologia e espero, de amor.
